Brigadeiro: Como você prefere?

Olá pessoal!

Este post foi escrito especialmente pra você:
– Que ainda usa achocolatado pra fazer brigadeiro;
– Que acha que brigadeiro de copinho ou de colher é só um brigadeiro mais mole;
– Ou pra você que chama docinho fit de batata-doce de brigadeiro.

Acredito que este post seja uma tanto polêmico. Afinal o personagem principal das festinhas brasileiras, não esta sendo tratado com respeito que merece. Então eu, que sou uma brigadeirolatra assumida (existe este termo?), resolvi defendê-lo :).

Vamos direto ao assunto, pra mim se não tem leite condensado, manteiga e chocolate na composição, não pode ser chamado de brigadeiro. Me desculpe a galera fitness, mas docinho de batata-doce que não leva esses 3 ingredientes não é brigadeiro. Eu concordo que tem tanto brigadeiro mau feito por aí, que muitas vezes trocaria facilmente por um docinho fit de batata-doce.
E quanto ao chocolate eu sou a favor de chocolate mesmo, com no mínimo 50% de cacau, ou cacau puro. O achocolatado é composto em grande parte por açúcar que combinado com o leite condensado, que já é bem doce, deixa o brigadeiro enjoativo. Inclusive na receita de brigadeiro de copinho (ou pra comer de colher), eu coloco chocolate em barra, fica bem chocolatudo :). Aposto que foi um desses brigadeiros açucarados que deram para o Jaime Oliver comer quando ele veio ao Brasil, e odiou o nosso docinho.
Sobre ao formato, hoje em dia sou muito adepta do brigadeiro de copinho. Acho que faz menos sujeira, e é mais higiênico.

Mas hoje vou mostrar pra vocês como eu faço o enrolado e o de copinho (0u de colher), e você escolhe a sua forma predileta.

Rendimento: 15 a 30 brigadeiros enrolados ou 10 copinhos de 25ml
Aproximadamente: 01hr30min

Brigadeiro Enrolado:
1 lata de leite condensado de boa qualidade
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de cacau em pó
ou
1/2 xícara de chocolate em pó
1 pitada de sal marinho moído
Confeitos

Brigadeiro no Copinho ou de Colher:
1 lata de leite condensado de boa qualidade
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de gotas de chocolate (170gr)
2 colheres de sopa de cacau em pó
ou
1/2 xícara de chocolate em pó
1 pitada de sal marinho moído
1 caixinha de creme de leite UHT
ou
3/4 xícara de creme de leite fresco (tipo nata)
Confeitos

 Muito_alem_da_cozinha_Brigadeiro

Modo de Preparo – Brigadeiro Enrolado:
1. Separe todos os ingredientes.
2. Em uma panela de fundo grosso coloque o leite condensado, o chocolate em pó peneirado ou cacau em pó diluído em 2 colheres de água, o sal e a manteiga.
3. Leve a panela ao fogo baixo, com o fouet vá misturando os ingredientes, e a medida que a panela for aquecendo os ingredientes vão diluindo.
4. Continue mexendo por mais 10-15 minutos, mas agora com uma colher de silicone ou de madeira.
5. Desligue o fogo mas continue mexendo por mais 2 minutos ou até que a temperatura baixe, e a bolhas parem de estourar.
6. Transfira o brigadeiro para um prato fundo untado com um pouco de manteiga e deixe esfriar em temperatura ambiente por uns 3 minutos.
7. Cubra o brigadeiro com um filme plástico e leve para geladeira por pelo menos 1 hora.
8. Coloque os confeitos em um prato, e separe as forminhas de brigadeiro.
9. Na hora de enrolar utilize uma colher como medida, e com as mão umedecidas em água, enrole seus brigadeiros e passe nos confeitos.

Modo de Preparo – Brigadeiro de Copinho ou de Colher:
1. Separe todos os ingredientes.
2. Em uma panela de fundo grosso coloque o leite condensado, o chocolate em barra picado, o chocolate em pó peneirado ou cacau em pó diluído em 2 colheres de água, o sal e a manteiga.
3. Leve a panela ao fogo baixo, com o fouet vá misturando os ingredientes, e a medida que a panela for aquecendo os ingredientes vão diluindo.
4. Continue mexendo por mais 6 minutos, mas agora com uma colher de silicone ou de madeira.
5. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e continue mexendo até o creme de leite diluir.
6. Espere o brigadeiro esfriar por uns 20 minutos.
7. Transfira o brigadeiro para um saco de confeitar, ou saco plástico mais grosso, corte a pontinha e vá enchendo os copinhos de brigadeiro, até a metade. Polvilhe cada copinho com os confeitos e coloque as colherinhas.

*** Dicas ***
– Eu tenho usado o creme de leite e o leite condensado light, e dá super certo. Notei que o leite condensado light esquenta mais rápido então deixe o fogo bem baixinho.
– E quanto a manteiga, dois pontos importantes: não substitua por margarina e eu sempre prefiro manteiga sem sal, pois posso controlar a quantidade de sal que coloco na receita.
– Para facilitar a sua vida, substitua o chocolate em barra picado por chocolate em gotas. Eu uso chocolate meio amargo, mas se você prefere mais docinho pode usar o chocolate ao leite.
– Para que os brigadeiros fiquem bonitos, a dica é enrolar mais uma vez após passar nos confeitos, fazendo movimentos leves para assentá-los bem.
– Normalmente utilizo copinhos de acrílico transparentes de 25ml. No mercado há copinhos maiores, mas se você for fazer outros tipos de doce na sua festa, pode ser este menor.
– Para evitar a cristalização do brigadeiro, utilize uma colher de sopa de leite em pó ou de glucose.

E você concorda com as minhas alegações??? Vai ficar de mimimi ou vai correndo fazer esta receita?

1 Comentário

  1. Brigadeiro é muito bom de qualquer forma, é muito delicioso

Deixe uma resposta