O “MOLHO”

Molho

Como boa descendente de italianos, tomate e derivados dele não faltam em minha casa. E cada vez que assisto aquela propaganda, dizendo sobre “O MOLHO”, eu lembrando que tenho que ensinar a vocês como fazer o verdadeiro “MOLHO” 🙂 .

Esse molho que vou ensinar hoje é um molho básico de tomates, que você pode congelar e usar como base para outros molhos.

Testei muitas receitas até chegar nesta. A primeira vez que fiz um molho de tomates em casa, eu simplesmente bati os tomates com cebola, alho, uma pitada de açúcar no liquidificador e depois deixe apurar no fogo médio com umas folhinhas de manjericão. Eu tinha visto isso em um programa de TV, e achei que ficou super gostoso, mas a cor não tinha ficado como eu esperava. Eu queria mesmo um molho de tomates bem vermelho.

Depois que eu criei o hábito de estudar sobre comida, aprendi que bater o tomate no liquidificador quebrava demais as moléculas de licopeno que são responsáveis pela cor vermelha dos tomates, então deixei o liquidificador de lado, e passei a fazer um molho mais rústico. Depois eu descobri que a melhor forma de tirar acidez de tomates era incluindo uma cenoura no molho. E com mais uma dica aqui e outra acolá, eu cheguei nesta receita. E posso dizer que este sim é “O MOLHO” 😉 .

Rendimento: Cerca de 700 ml
Tempo médio de preparo: 1 hora

Ingredientes:
1kg de tomates maduros
1 cebola roxa grande
3 dentes de alho
1 cenoura
1 folha de louro
1/4 de xícara de vinho branco seco
1 fio de azeite
1 pitadinha de sal
Orégano a gosto
1 pimenta dedo de moça (opcional)
1 colher de sopa de aceto balsâmico (opcional)

Modo de Preparo:
1. Separe todos os ingredientes.
2. Lave e descasque todos o legumes. Retire a pele do tomates, escaldando-os em água quente e depois fria e retire as sementes e pique grosseiramente. O alho, a cenoura e a cebola podem ser divididos ao meio. Quanto a pimenta dedo de moça, retire as sementes e pique bem fininho.
3. Aqueça a panela com azeite e refogue os legumes com a pitadinha de sal, por uns 3 minutos.
4. Acrescente o vinho, mexa e deixe evaporar.
5. Acrescente o raminho de manjericão, a folha de louro, orégano, o aceto balsâmico e deixe seu molho cozinhar em fogo baixo por 20 minutos, mexendo de vez em quando.
6. Desligue o fogo, descarte os legumes e as ervas, e pronto.

*** Dicas ***
– Eu utilizei tomates italianos, mas você pode usar qualquer variedade de tomates desde que estejam bem maduros. Com tomates enlatados também da certo mas o sabor final é um tanto diferente.
– A cenoura tem a função de sugar a acidez do tomate, mas prove seu molho e se achar que ainda esta ácido acrescente uma pitadinha de açúcar.
– Se você não tiver vinho branco seco em casa, simplesmente exclua este ingrediente.
– A função do sal aqui não é salgar, e sim acentuar o sabor dos legumes e ervas, por esse motivo é só uma pitadinha.
– Para congelar, basta dividir o molho em porções suficientes para sua família, para isso você pode usar recipientes de vidro, plástico e até saquinhos do tipo ziplock. O importante é deixar pelo menos 2 dedos de espaço entre a comida e tampa. Pois as moléculas dos alimentos inflam quando são congeladas e o molho se expande.
– Nós adoramos a combinação: tomate + manjericão, mas sugerimos adicionar a erva somente na finalização do prato, em que você irá utilizar este molho, assim preservamos o frescor e o aroma da planta.
– Com esse molho você pode fazer um belo Spagetti al Pomodoro. Ele serve para molho de pizza e de cachorro-quente também. Pode colocar no ragu ou pra qualquer outra receita que precise de molho de tomates.

E se você ainda não se convenceu que essa receita é uma delícia ou não tem tempo e vai continuar comprando molho de tomates pronto, aqui vai uma dica: leia o rótulo do molho que você está comprando, o primeiro ingrediente da lista deve ser tomates e os demais devem ter nomes conhecidos #ficadica.

Ahh se por acaso você tiver um passa tomates em casa pegando pó é hora de utilizar. Este já foi incluído na minha wishlist.

2 comentários

  1. Caraca essas dicas me ajudaram aqui! Comprei uma pizzaria totalmente desorganizada to tentando botar em ordem e pegando o maior numero de dicas possivel , comecei por esse site e gostei muito Parabens.

    1. Karen says: Responder

      Obrigada. Sucesso nos negocios.

Deixe uma resposta