O ouro líquido conhecido como Ghee

Apesar de ser uma receita antiga, a manteiga Ghee está super na moda!
Se você já ouviu a palavra Ghee, as chances de você estar familiarizado com a cozinha asiática ou estar antenado nas receitas da “moda” são grandes. Mas se essa palavra é novidade para você, aqui vai uma ajudinha: a manteiga Ghee também conhecida como manteiga clarificada ou ouro líquido, é preparada aquecendo a manteiga em temperatura um pouco acima de 100 °C para remover toda a água por evaporação em ebulição e, em seguida, retirar todos os elementos sólidos (cristais de leite) formados durante o aquecimento.

Ayurveda é uma tradição antiga de cuidados com a saúde que tem sido praticada na Índia há pelo menos 5.000 anos, e essa tradição considera a Ghee (manteiga clarificada) a fonte mais saudável de gordura comestível, com muitas outras propriedades benéficas. De acordo com o Ayurveda, a Ghee promove a longevidade e protege o corpo contra diversas doenças. A manteiga é digestiva e melhora a absorção dos nutrientes. Além disso, melhora a memória, fortalece o cérebro e o sistema nervoso. E a melhor parte é que você pode preparar essa manteiga em casa, é super fácil! Vamos lá!

Você vai precisar de uma panela, um bowl, coador de tecido ou papel e um vidro com tampa para armazenar a manteiga.
Para garantir que a manteiga não queime durante o processo de aquecimento, vamos utilizar a técnica do “banho-maria”. Caso seja a primeira vez que você está vendo essa técnica, nada mais é que colocar um recipiente com o alimento (no nosso caso o bowl) dentro de outro recipiente maior (a panela) com água e levar ao fogo em temperatura média.

Lembre-se: a água do banho-maria não pode ferver nem “molhar” o alimento que está no recipiente menor. Outra dica importante, é que o fundo do recipiente menor não pode encostar no fundo do recipiente maior, para evitar que isso aconteça, você pode colocar um pano de prato limpo no fundo da panela.

Ingredientes:
500 gramas de manteiga sem sal de boa qualidade, em temperatura ambiente

Modo de Preparo:
1. Primeiro separe todos os ingredientes e utensílios. A manteiga deve estar em temperatura ambiente;
2. Prepare o banho-maria;
3. Corte a manteiga em cubos e transfira para o bowl, isso vai facilitar para que a manteiga derreta de forma uniforme;
4. Coloque o bowl no banho-maria e mantenha o fogo médio;
5. A manteiga irá derreter lentamente e você vai perceber um espessa camada de espuma branca se formar na superfície, essa espuma contém a lactose e as toxinas que queremos remover, com o auxílio de uma colher ou espumadeira remova a espuma.
6. Quando não houver mais espuma e o líquido estiver totalmente transparente e amarelo, está pronto, tire do fogo.
7. Para garantir que não fique nem um resíduo de lactose ou toxina, depois de fria passe a manteiga pelo coador.
8. Guarde a manteiga em um recipiente de vidro com tampa.

MAC_Ghee

***Dicas***
– A manteiga Ghee pode ser guardada na geladeira ou mesmo em temperatura ambiente. E você pode usar para passar no pão, para preparar as receitas doces e salgadas.
– Se utilizar o coador de papel, vai precisar de um pouco mais de paciência para coar o líquido.
– Depois de bem fria, a manteiga vai ficar pastosa em temperatura ambiente e se colocar na geladeira ela endurece.
– O procedimento promete remover os traços de lactose, mas nós do Muito Além da Cozinha não podemos garantir a remoção total, pois existem outros fatores, como a quantidade da lactose na manteiga utilizada e também como o procedimento será executado!

OBS: A autora deste post é a Jozieli Baldin, antiga colaboradora do blog.

Deixe uma resposta