Como montar uma lasanha perfeita

Lasanha

Não sei se na família de vocês é assim, mas na minha família, um bom almoço de domingo é feito de um delicioso churrasco ou uma boa massa. A massa varia bastante, pode ser um espaguete caseiro com molho de frango feito na panela de ferro, bem douradinho. Um nhoque ou tortei ao sugo. E ainda a bela e deliciosa lasanha. Essa, mesmo morando longe da família, aparece em muitos dos meus domingos.

A minha Lasanha é quase sempre é a Bolonhesa, intercalada com queijo minas e molho branco. E ainda rola uma casquinha de queijo parmesão dourada e crocante.

Na minha receita dispenso o presunto e uso queijos de qualidade. Troque o queijo mussarela por queijo minas padrão ralado no ralo grosso e parmesão fresco. Você não irá se arrepender.

Ainda não faço a massa em casa (pois me falta um cilindro), mas eu compro massa fresca no Mercado Municipal ou aquelas secas feitas com ovos ou trigo grano duro, e de marca boa.
Para massa seca o ideal é fazer molhos mais ralos, pois elas precisam de mais “água” para cozinhar.

Para fazer essa lasanha você vai levar quase a manhã toda, isso porque o ragù é cozido em fogo brando, e demora um pouco. Para agilizar o preparo você pode fazer esse molho ou dia antes, ou durante a semana e congelar.

O ragù ou o molho alla Bolognese, eu já te ensinei aqui.

O molho branco ou bechamel, aqui.

Agora é só montar a lasanha. Deixe tudo separado, picado, ralado….

Rendimento: 6 porções generosas

Ingredientes:
400 a 500 gramas de massa para lasanha
1/2 litro de molho branco
500 gramas de molho a bolonhesa
2 xícaras de queijo minas padrão ralado
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
Manteiga para untar o refratário
Orégano e salsinha para finalizar (opcional)

Modo de Preparo:
1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
2. Separe todos os ingredientes. Unte a travessa (+ ou- 30x20cm), ou assadeira. Rale os queijos e aqueça os molhos.
3. Comece com uma camada de cada molho no fundo da travessa. Isso vai ajudar para que a massa não grude.
4. Sobre os molhos, coloque uma camada de massa e cubra com molho à bolonhesa. Por cima do molho à bolonhesa, regue com um pouco de molho branco.
5. Adicione o queijo minas padrão (1/3), e faça as camadas de massa e molho novamente. O ideal é ter pelo menos 3 camadas de massa, finalizando com molho branco.
6. Polvilhe com o restante do queijo minas e o queijo parmesão. Finalize com orégano e salsinha e leve ao forno preaquecido por 15-20 minutos ou até que o queijo fique gratinado e dourado, e a massa esteja cozida.

Se você optar por massa fresca, pode montar a lasanha em mini marmitas de vidro ou papel laminado e deixar no congelador. Pode ter certeza que essa será muito melhor do que aquela comprada no supermercado. 

Deixe uma resposta