Lendo e Comendo: Cozinhar, uma história natural de transformação

Provavelmente você já deve ter ouvido frases como estas:

“Não coma nada que sua bisavó não reconheceria como comida”, ou “Você é o que você come” e ainda “Não coma nada que seja incapaz de apodrecer”.

Você pode não saber, mas estas frases famosas foram criadas pelo Jornalista Michell Pollan, autor de muitos livros relacionados ao assunto comida como: “O dilema do Onivoro”, “Regras da Comida” e “Em defesa da comida”

Hoje vou contar um pouco sobre seu livro mais recente: Cozinhar, uma história natural de transformação, que ele relata sua relação com a cozinha, ou mais especificamente com ato de cozinhar.
O autor dividiu seu livro em 4 capítulos relacionados aos 4 elementos da natureza: Fogo, Água, Ar, e Terra ou como ele explica melhor: cozinhando com fogo, cozinhando em recipientes com líquidos, assando pães e fermentado todo tipo de coisa.

Para aprender sobre esses processos ele conta com ajuda de uma amiga chef de cozinha, e busca especialistas. Seja em restaurantes, agricultores, indústrias, produtores caseiros e até conventos (com uma irmã microbiologista ele descobre tudo sobre como fazer queijos e os processos de fermentação).

O livro, abrange economia, história, filosofia, antropologia, vários campos das ciências da vida e as ciências humanas e nos faz refletir sobre muitos pontos em torno do assunto comer/cozinhar.

O autor nos faz refletir sobre o tempo que as pessoas gastam assistindo programas de culinária, que é infinitamente maior do que o tempo que passam cozinhando realmente.
Ou como o ato de cozinhar diferencia o ser humano de outros animais, e como interferiu em nossa evolução.
Como um ingrediente ou uma receita se transforma com o tempo, ou em cada cultura.
Como o ato de cozinhar e sentar-se a mesa com a família, ou dividir um churrasco com nossos amigos esta intimamente ligado a socialização e formação dos primeiros povos.
Como cozinhar é mais barato e saudável do que comida comprada pronta.

O livro tem cerca de 450 páginas, foi publicado em 2010 e traduzido para português em 2014. Ele foi editado pela Intrinscica, e tem preço sugerido de R$49,90.

Um ótimo livro, até pra quem não sabe cozinhar, nós recomendamos. Boa leitura pra você!

Já estávamos quase esquecendo, temos uma dica para acompanhar a sua leitura e você mesmo pode fazer o seu: marcadores de página! A ideia é super simples, recorte um retângulo de mais ou menos: 10cm x 5cm em um papel com gramatura de 180g e utilize sua imaginação para fazer os desenhos que vão marcar sua leitura. Uma boa ideia é escolher uma folha de papel utilizada para scrapbook com desenhos diversos e recortar o contorno do desenho deixando uma parte fixa! Os nossos marcadores, fizemos coração feito com cortador, um frase e um relógio. Deixe sua criatividade encontrar seu melhor marcador!

Muito Além da Cozinha - BookMark

Deixe uma resposta