Receita de Família: Galinhada da Dona Ivone

Muito-Além-da-Cozinha-Galinhada-da-Dona-Ivone

A partir de hoje temos uma nova categoria aqui no blog: RECEITA DE FAMÍLIA, e pra começar vamos desvendar os segredos da Galinhada da Dona Ivone.

A Dona Ivone, é a minha Mãe, e essa receita ela aprendeu em Cuiabá, há muito anos. A Galinhada ou Arroz com Galinha, é um prato muito popular no Brasil. Porém, cada região tem a sua versão, com ingredientes e modo de preparo diferentes. Parece que em Goiás, o frango é desfiado e ainda leva pequi. Em outras regiões não pode faltar o milho verde e quiabo. Eu nem sei se lá em Cuiabá todos fazem assim. Mas sei que essa é a melhor Galinhada de todas :). Para vocês terem uma idéia de como esse prato é especial, saibam que muitos amigos da nossa família deixam de comer churrasco pra comer essa Galinhada.

Então chega de papo e vamos ver a receita.

Rendimento: 4 a 5 porções
Tempo médio de preparo: 1 hora

Ingredientes: 
5 sobrecoxas de frango
Sal, pimenta, páprica a gosto
1 colher de sopa de colorau
1 ramo de sálvia (opcional)
4 dentes de alho
2 cebolas grandes
2 tomates grandes
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão amarelo grande
1 pimenta dedo de moça pequena
Salsinha e cebolinha à gosto
2 xícaras de arroz parbolizado polido
400 ml de óleo (usei de canola)
Cerca de 5 xícaras de água fervendo

Modo de Preparo:
1. Separe todos os ingredientes.
2. Primeiro vamos preparar o frango. Pique as sobrecoxas em 3 pedaços e retire a pele (ou o excesso dela). Tempere com sal, pimenta, páprica, sálvia picadinha, 1 colher de sopa de colorau (nós usamos o tempero caseiro no lugar do sal e pimenta) e 1 dente de alho grande picado. Reserve.
3. Lave, descasque e pique todos os legumes. Coloque a água para ferver. Reserve.
4. Leve uma panela grande ao fogo, adicione o óleo e deixe aquecer. Enquanto isso prepare um prato com papel toalha.
5. Com o óleo quente, adicione os pedaços de frango e frite, como se estivesse fazendo frango a passarinho. Caso seja necessário faça isso em duas etapas. Assim que estiverem douradinhos retire-os deixe no prato com papel toalha para.
6. Retire o excesso de óleo da panela e volte com ela para o fogo (deixe óleo suficiente para cobrir o fundo da panela). Assim que aquecer acrescente a cebola e o alho. Deixe ela dourar bem. Em seguida adicione os tomates, a pimenta dedo de moça e mais uma colher de sopa de colorau. Deixe cozinhar por uns 2 minutos, ou até que o tomate comece a soltar água. Adicione os pimentões. Deixe refogar por mais 2 minutos.
7. Enquanto isso meça e lave o arroz. Escorra á água e adicione o arroz na panela.
8. Deixe o arroz refogar bem, mexendo sempre até que o liquido da panela comece a secar.
9. Volte com os pedaços de frango para a panela. Misture bem e deixe cozinhar por mais dois minutos.
10. Adicione a água fervendo. Misture e deixe a panela entre aberta, no fogo médio.
11. Prove o caldo, se for necessário corrija o sal. Deixe o arroz cozinhar por uns 10 minutos em fogo médio.
12. Prove o arroz, se ainda estiver duro acrescente um pouco mais de água e deixe cozinhar em fogo baixo.
13. Adicione a salsinha e cebolinha picada, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe o arroz terminar o cozimento com seu próprio vapor.

Lá em casa nós servimos essa galinhada somente com salada. E a salada de repolho fatiado bem fininho e temperado com bastante limão e azeite e a nossa preferida para esse prato.

*** Dicas ***
– Corte o frango em pedaços pequenos, que será mais rápido para fritar ( cada coxa com sobrecoxa rende pelo menos 3 pedaços).
– O ideal é que a carne fique temperada repousando por pelo menos 1 hora para intensificar o sabor.
– Segundo a minha mãe, não se deve passar os legumes no processador pois a “graça” da Galinhada são os temperos. Esse prato é mais rústico mesmo.
– Não troque de panela durante o cozimento. Depois de fritar o frango mesmo que a panela esteja “suja” não lave, isso dará sabor ao arroz.
– O tipo de arroz deve ser parbolizado mesmo. Não fica bom arroz agulhinha, e com arroz de risoto, nem integral, não vai ficar sequinho e soltinho como deve ser. A dica é lavar bem o arroz, até a água sair limpa. Isso facilita o cozimento e tira o cheiro forte do arroz.
– Descarte corretamente o óleo restante, como ensinam aqui.
– Quando eu faço essa receita aqui em casa gosto de acrescentar um raminho de tomilho na hora de temperar o frango e uma folha de louro no cozimento do arroz.

E você já faz esse Galinhada na sua casa? Me conta o que você faz de diferente!

Deixe uma resposta