Geleias de Abóbora e Morango com um toque de Laranja

Geleia

O primeiro post do ano mostra muito do que eu quero para o blog em 2016. Mostrar receitas fáceis, para você que decidiu ter uma vida mais saudável e quer começar trocando o industrializado pelo caseiro.

Hoje em dia muita gente se preocupa em ter uma cozinha chic, decorada, mas depois de pronta não usam nem para fritar ovos.
Então minha amiga/amigo, se você é uma dessas pessoas, não ache que estou te julgando, estou apenas chamando a sua atenção. Vamos “sujar” um pouco essa cozinha, esse ano? Vamos tirar as louças dos armários, e cozinhar? Sua família e seu corpo vão adorar, vai por mim.

As duas geleias de hoje são de morango e de abóbora com coco, e ambas ficam ainda mais deliciosas com um toque de laranja.
Pra mim, fazer geleia em casa é tudo de bom. O cheirinho da geleia cozinhando me faz lembrar da minha avó (acho que já comentei isso por aqui), e eu ainda posso controlar a lista de ingredientes.
Grande parte das geleias industrializadas, são feitas com mais açúcar do que é necessário e são cheias de aditivos, corantes e conservantes.

Eu sempre coloquei cascas de laranja na minha geleia de abóbora, mas na geleia de morango sempre usava suco de limão. Então na falta do limão coloquei laranja e a geleia ficou muito gostosa.

Ahh, antes de iniciar a geleia, lembre-se de esterilizar os vidros.

Ingredientes para Geleia de Morango:
600 gramas de morangos frescos
1 xícara de açúcar cristal ou demerara
80 ml de suco de laranja (usei Bahia)
1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Ingredientes para Geleia de Abóbora:
500 gramas de abóbora de pescoço, descascada e picada em cubos
1 e 1/2 xícara de açúcar cristal ou demerara
1 pau de canela
3 cravos da Índia
100 gramas coco ralado (usei coco fresco)
Cascas de ½ laranja (usei Bahia)

Modo de preparo para Geleia de Morango:
1. Separe todos os ingredientes, lave, seque e pique os morangos. Reserve.
2. Faça o suco de laranja. Reserve.
3. Numa panela de fundo grosso coloque todos ingredientes. Leve ao fogo baixo, mexa de vez em quando e retire a espuma que se formará na superfície.
4. Deixe cozinhar por 20-30 minutos, ou até que se forme uma calda. Quando estiver pronta, transfira para um vidro esterilizado, aguarde esfriar, tampe e conserve na geladeira.

Modo de preparo para Geleia de Abóbora:
1. Separe todos os ingredientes e uma panela de fundo grosso e de preferência de paredes altas.
2. Lave, descasque e pique a abóbora em cubos. Separe as cascas de meia laranja.
3. Na panela coloque a abóbora, o açúcar, a canela, as cascas de laranja e os cravos. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até a abóbora começar a soltar água.
4. Abaixe o fogo, deixe a tampa da panela entreaberta. Cozinhe por cerca de 20 minutos (mexendo de vez em quando).
5. Com uma colher de pau ou um amassador de batatas, amasse a abóbora. Junte o coco e mantenha em fogo baixo, mexendo sempre por mais 15 minutos.
6. Desligue o fogo, retire e descarte as cascas de laranja. Quando estiver pronta, transfira para um vidro esterilizado, aguarde esfriar, tampe e conserve na geladeira.

*** Dicas ***
– Essas geleias duram de 15 a 20 dias, em potes com fechamento hermético, na geladeira.
– Pode-se substituir o coco ralado fresco por coco desidratado de pacotinho sem problemas.

Ahh pra quem gosta de doce de banana, aqui eu ensino uma receita que também leva chocolate, e te dou outras dicas gerais para fazer geleia em casa.

2 comentários

  1. Menina que bom gosto!
    Super adorei a receita e não conhecia esse prato com essas combinações, confesso que fiquei surpresa, afinal é um tanto quanto complicado achar uma combinação que seja saborosa e saudável ao mesmo tempo. Adorei as outras receitas também e vou tentar fazer ver qual se adequa ao estilo vegano.
    Forte abraço!

    1. Karen says: Responder

      Que bom que gostou, fico contente.

Deixe uma resposta