Os pães artesanais da Dona Ragnel!

Pães artesanais

Alice Mika Utsunomya proprietária da Dona Ragnel – Pães Artesanais do Mundo, me enviou uns pães artesanais para degustação.

Muitos dos pães da Dona Ragnel, são feitos com o método de fermentação levain (fermentação natural). Esse método milenar resulta em pães com um cheiro incomparável, as vezes com casca mais grossa, e sabor bem pronunciado. Isso me deixou bem entusiasmada.

Eu recebi 3 versões:
1. Pão Integral com Sementes;
2. Pão de Azeitonas com Nozes;
3. Pãezinhos de Espinafre. 

1. O primeiro que provei foi o Pãozinho de Espinafre. O pãozinho é muito gostoso, se você quer adicionar espinafre na alimentação dos seus filhos, ele é um bom começo. Pois é sabor é bem suave, e pão bem fofinho.
Achei esse pão ótimo para fazer mini sanduíches. Como não dei conta de comer tudo, eu fatiei esse pãezinhos e fiz torradinhas, ficaram ótimos acompanhados de manteiga.

2. O segundo que provei foi o Pão de Azeitonas com Nozes. Ele tem uma cor escura meio roxa, o cheiro e sabor das azeitonas é bem intenso. Ele tem uma “pegada” mais amarga, a casca é grossa (adoro!) e o miolo bem macio. As nozes combinam muito bem com o sabor das azeitonas. Provei este pão com manteiga, mas acho que ele combina com uma pasta de ricota e ervas (ensinei aqui). Assim que o outono chegar vou fazer uma noite de queijos e vinhos aqui em casa, e acho que esse pão vai ser um ótimo acompanhamento. É uma pão de sabor marcante.

3. O terceiro pão que provei foi o Pão Integral com Sementes. Esse pão é muito fofinho, as sementes dão uma crocância bem bacana. Me lembra pão de vó. E se você esta acostumado com os pães integrais fatiados industrializados, deveria provar esse e sentir o verdadeiro sabor de um pão integral. Eu provei com uma geleia de maracujá caseira, que sobrou da receita dos meus biscoitinhos. E ficou uma combinação perfeita. Se eu tivesse um pão quentinho desses todos os dias para o café da manhã, meu dia seria muito mais feliz!

Não conseguir me decidir sobre qual pão gostei mais, acho que cada pede uma ocasião e todos são bem saborosos.
A única dica que eu daria para Alice, é que inclua na etiqueta a data de fabricação e validade dos pães:).

A Mika (como é conhecida) é formada em Design, pela PUC/PR, atuou nesta área por 30 anos, mas a paixão por cozinhar sempre a acompanhou “Amo cozinhar desde os 7 anos. Sempre presentei meus amigos com os pães que faço. Dos presentes para os pedidos de encomendas, tudo ocorreu rapidamente e, logo, decidi que seria um bom negócio”. Ela então buscou se profissionalizar, e estudou na Escola de Panificação e Confeitaria do renomado Chef Rogério Shimura, que fica em São Paulo em 2015. Fez o curso Padeiro Master em Levain.

A Dona Ragnel fica em São José do Pinhais, mas eles fazem entregas em Curitiba também.

*** Informações Adicionais ***

Endereço: Rua Paulino de Siqueira Corte, 1.806 (esquina com Marechal Deodoro)
Centro – São José dos Pinhais /PR
Alice Mika Utsunomya
Telefones: (41) 9125-8341, (41) 8791-1014, (41) 3283-5142
E-mail: alicemika2@gmail.com
Facebook

A Alice me contou que já começou os preparos da Colomba Pascal, pensem em uma Colomba fresquinha, sem aquele monte de conservantes e aditivos daquelas industrializadas? Humm deu água na boca.

Este produto foi enviado pela empresa acima citada. A política do blog é fazer resenhas sinceras, listando todos os pontos possíveis, sejam eles positivos ou negativos (quando houver). A opinião relatada aqui veio da minha experiência de consumo:).

Deixe uma resposta