Pão de Queijo Mineiro!

Pão de queijo

Olá pessoal, hoje a receita é Pão de Queijo Mineiro. Testei várias receitas de pão de queijo mineiro, desses que agente faz a bolinhas para assar, sabe. Durante os testes, que começaram há uns 7 anos, eu queimei uma batedeira, fiz pão de queijo duro como pedra, joguei massa fora. Desisti algumas vezes, e voltava a fazer aqueles de liquidificador.

Mas depois de entender, que para fazer pão de queijo na batedeira só em batedeiras robustas como a Kitchenaid e entender sobre os tipos de polvilho, é que minha receita deu certo.

O bom dessa receita é que rende bastante, e você ainda pode congelar as bolinhas, e assar quando tem vontade. Eu utilizei o queijo da Serra da Canastra, e ficou muito muito bom.Se você for mulher e não tiver braços fortes, chame o marido para ajudar, veja como é fácil.

Rendimento: Cerca de 35 pães de queijo de 35 gramas cada um
Tempo médio de preparo: Cerca de 1 hora

Ingredientes:
250gr de queijo (minas padrão, meia cura, serra da canastra ou que você desejar)
50gr de queijo parmesão
1/2 xícara de água
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de óleo (usei de girassol)
20 gramas de manteiga sem sal
Sal a gosto (usei 1 colher de chá)
350gr de polvilho azedo
150gr de polvilho doce
3 ovos

Modo de Preparo:
1. Separe todos os ingredientes.
2. Preaqueça o forno a 180Cº – 200ºC (temperatura média). Forre uma assadeira com papel manteiga ou unte com manteiga.
3. Rale os dois tipos de queijo em ralo grosso. Reserve.
4. Em uma tigela grande peneire os dois tipos de polvilho e o sal. Reserve.
5. Leve o leite ao fogo junto com o óleo e a manteiga. Assim que ferver, desligue o fogo e derrame (escalde) essa mistura sobre o polvilho.
6. Com uma colher de madeira ou de silicone, vá misturando os líquidos aos secos para massa esfriar. Assim que estiver morna comece a sovar a massa, para desfazer os grumos de polvilho. Em seguida acrescente os ovos, um a um, misturando bem entre cada adição. Parece que não vai dar ser certo, virá uma meleca, mas é assim mesmo. Com calma vá misturando até incorporar todos ovos na massa.
7. Agora adicione os queijos, pode parecer muito, mas a massa aguenta e absorve todo o queijo.
8. Com a massa pronta (ela fica bem grudenta mesmo) unte suas mão com óleo, faça bolinhas e distribua na assadeira, deixe pelo menos dois dedos de espaço entre elas (a minha massa rendeu 35 bolinhas de cerca de 35 gramas cada).
9. Leve ao forno para assar por 30-40 minutos, ou até que cresçam e fiquem levemente dourados.

Enquanto os bolinhos assam, limpe a bagunça da cozinha e faça um café, que é o acompanhamento perfeito para o pão de queijo. A receita do nosso café cremoso você encontra aqui.

*** Dicas ***
– Nossa xícara medidora é de 240ml e colheres de sopa e chá, 15ml e 5ml respectivamente.
– Sempre quebre os ovos um a um, em uma tigela pequena separadamente para verificar se estão bons antes de mistura-los a sua massa.
– Nós sugerimos na receita óleo de canola ou girassol, pois eles tem sabor neutro quando comparado à outros óleos como de soja ou de milho.
– Os queijos mais recomendados para este pão de queijo são queijos mineiros é claro, como o minas padrão, meia cura, serra da canastra. Mas você pode fazer com muzzarela também. A minha dica é provar o queijo antes de fazer a massa. Isso porque alguns queijos são muito salgados então devemos colocar menos sal na massa.
– Não utilize batedeira se a sua não for forte.
– O ideal é utilizar assadeira de paredes baixa, como as de biscoito ou de pizza.

Volte para me contar como ficaram os seus, ou compartilhe conosco fotos nas redes sociais!

#amopãodequeijo #muitoalémdacozinha #doBrasil

Deixe uma resposta