Cri Cri de Amendoim para Páscoa

Amendoim

A Páscoa está chegando, e muitas receitas gostosas passam pela minha cabeça! A primeira delas, é uma lembrança de infância, o cri-cri de amendoim na casquinha de ovo.

Algumas pessoas chamam de Pranilé, outras de Amendoim Chapisco, mas não importa do que você chame, faça esse cri cri de amendoim para Páscoa, e ganhe muitos elogios.
Esse docinho, é daqueles que você não consegue parar de comer, sabe? Também é um ótimo acompanhamento para um filminho e perfeito para variar os aperitivos das festas juninas e festas com o tema fazendinha.

Essa receita é muito tradicional na minha família. Me lembro que quando começava a Quaresma a minha família toda guardava cascas de ovos, e no fim de semana antes da Páscoa, nós nos reuníamos para pintar e encher as casquinhas com cri-cri de amendoim que as minhas madrinhas faziam.
Nós pintávamos com tinta esmalte diluída em água, com tinta para artesanato, fazíamos carinha de coelho com canetinha e as orelhinhas de cartolina, a criatividade e diversão eram infinitas. Quando mudei do interior pra cá, eu continuei fazendo as minhas casquinhas, para manter a tradição.
Mas aqui encontrei as casquinhas de plástico, bem mais prático e higiênico.

Clique Aqui para assistir ao passo a passo que eu gravei para o Programa Ver Mais da RIC – TV Record.

Rendimento: Cerca de 300 gramas
Tempo médio de preparo: 12 minutos

Ingredientes:
2 xícaras de amendoim cru (sem casca mas com pele)
1 xícara de açúcar cristal
1/2 xícara de água filtrada
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 pitada de sal
1 pitadinha de canela em pó

Modo de Preparo: 
1. Separe todos os ingredientes.
2. Em uma panela de fundo grosso adicione todos os ingredientes, ligue o fogo baixo-médio, e deixe cozinhar mexendo sempre, até o açúcar formar uma calda e depois secar (de 8 a 10 minutos).
3. Transfira o cri cri para uma forma forrada com papel manteiga e deixe esfriar.
4. Encha as casquinhas com o cri cri e feche com um adesivo.

*** Dicas ***
– Guarde o cri cri em um recipiente hermeticamente fechado, por até 15 dias.
– Nossa xícara medidora é de 240ml.
– Você pode aromatizar seu amendoim com anis estrelado, cravo em pó e até chocolate em pó.
– Como higienizar as casquinhas de ovos: faça um pequeno buraco no ovo, retire a clara e gema com cuidado. Lave-os em água corrente. Deixe de molho com água e vinagre ou água e higienizador de vegetais, por 15 minutos. Escorra a água e deixe as cascas secarem com o buraquinho virado para baixo.

Faça com seus filhos, eles vão adorar esse Amendoim! Ahh e eu nem preciso te dizer que esse é meio mais gostoso e barato do que o pacote pronto do supermercado né :).

Deixe uma resposta