Chá de Bebê – 10 passos + 50 dicas

50 dicas para organizar chá de bebê

Como muitos de vocês sabem eu não sou mãe (ainda), mas sempre que posso ajudo minhas amigas a organizar o chá de bebê ou festas dos seus filhos. Então tenho algumas dicas bem legais:

1. Planeje-se/ Organize-se:
Fazer um chá de bebê legal pode parecer fácil, mas não é, porque a vida não para você organizar essa festa. Você ainda tem seu trabalho, as vezes outros filhos, a própria gestação, o quartinho e enxoval de bebê para organizar. Então planejamento e organização é fundamental.
– Assim que você souber o sexo do bebê já pode pensar como será o chá. Sugiro abrir uma pasta no seu computador ou painel no Pinterest para salvar fotos com inspirações, além de um lugar para anotações.
– Peça ajuda a alguma amiga, irmã, cunhada, a madrinha do bebê… pois afinal duas cabeças juntas pensam melhor do que uma só.
– Estipule um orçamento, e anote tudo o que gastar.

2. Lista de convidados:
A primeira atividade é fazer a lista de convidados, afinal tudo seguirá em volta dela: local e data do evento, quantidade de comida….
– Neste ponto sugiro classificá-la por adultos e crianças, e deixar uma coluna para colocar a confirmação do convidado próximo ao chá de bebê.
– Veja com o pai do seu bebê se os homens também serão convidados. Hoje isso é bem comum.

3. Data, horário e local:
Dizem que o ideal é fazer o chá de bebê antes durante sétimo mês de gestação.
– Normalmente os chás acontecem em finais de semana, mas tenho visto alguns durante a semana de noite. Isso vai depender da sua disponibilidade e da disponibilidade dos seus convidados.
– Procure um local confortável e de fácil acesso. Se for um salão de festas, atente-se a lotação do local, se tem estacionamento, copa. Além das regras, como horários, se a lista de convidados e fornecedores devem ser entregues na portaria, se pode bichinho de estimação.
– Se for em uma casa, veja se há mesas e cadeiras suficiente para todos os convidados.

4. Cardápio (o item mais importante do chá de bebê):
Para definir os comes e bebês você precisará levar em consideração principalmente o horário e a estação do ano (pode ser almoço, chá da tarde ou mesmo um jantar).
– Quem será responsável pelo cardápio: você mesmo fará? Contratará fornecedores? Eu sou a favor de fazer algumas receitas em casa, mas verifique se você terá tempo e os utensílios pra isso.
– Sobre as bebidas você tem que decidir: Haverá bebida alcoólica? Não esqueça que nem todos tomam refrigerantes, então é preciso ter suco e água também.
– Está super na moda as suqueiras ou dispenser de bebidas, nós alugamos uma no último chá de bebê que ajudei a organizar e gostei bastante, porque as crianças se serviam com facilidade, e sem ajuda de adultos. E ficou como um item de decoração também.
– Se for no inverno pense em bebidas quentinhas como chás, quentão, café.
– Um brinde com espumante fica bem chique (lembre-se de comprar um espumante sem álcool pra você).
– Não esqueça dos guardanapos, copos, pratos, talheres e demais itens para servir.
– Se houver muitas crianças entre os convidados há necessidade de pensar em algo especifico para elas, como frutas e salgados assados. Nos eventos que ajudei organizar notei que a salada de frutas, pipoca e gelatina foram os itens mais apreciados pelos pequenos.
– Ao escolher as receitas não pense só no sabor, mas também no modo de servir e em o que vai agradar mais seus convidados. Não adianta um cardápio requintando para convidados simples. O bom e velho brigadeiro não pode faltar. Sanduíches e opções mais leves também.
– Faça com que as comidinhas e docinhos “conversem” com a decoração, por exemplo, se você optou pelo tema ursinho, faça bolachas neste formato. Ou se o tema é borboleta, faça mini borboletas para as colherinhas dos docinhos.
– Aqui no blog temos muitas receitas bacanas:
Brigadeiro (Enrolado e de Copinho)
Beijinho
Banoffe no copinho
Bolo Churros
Cupcake de Chocolate
Muffins de Frutas Vermelhas
Gelatina com suco de frutas de verdade
Biscoitinhos Amanteigados 
Bolo de Cenoura Perfeito
Pipoca com Lemon Pepper
O melhor patê de atum ever…
Praliné de Amendoim

MAC_ChadeBebê_Comidas

5. Presentes:
Esta uma questão bastante discutida. Já ouvi algumas mulheres dizendo que não fazem chá porque temem ganharem presentes ruins. O que eu tenho dizer sobre isso é: o objetivo principal do chá de bebê é a confraternização, e se você é uma pessoal bacana certamente vão querer presentear o seu bebê com o melhor presente possível:
– Bom algumas mães optam só por fraldas, porque gostam de comprar as coisas para o bebê do seu gosto. Outras mães só optam por fraldas no 2º filho, pois aproveitam muitas roupas/itens do 1º filho.
– Há ainda aquelas mães que não ligam para presente, então deixam a escolha para o convidado.
– Algumas mamães preferem colocar a sugestão de presente junto ao convite, outras colocam lista em lojas (físicas ou virtuais). Neste caso o legal é ter lista em mais de uma loja, e itens de preços variados.
– Para algumas mamães o chá de bebê é só uma comemoração, então sugerem itens para doações como leite em pó ou fraldas para orfanato ou instituição para crianças carentes.
– Quanto a abrir ou não os presentes no chá, não há uma regra. Na minha opinião se o chá for pequeno, e com pessoas mais intimas vale a pena abrir os presentes, caso o contrário pode ser algo muito demorado.
– Organize um cantinho para os convidados deixarem os presentes. Pode ser um baú ou uma caixa de papelão encapada com papel bacana. Lembre-se de deixar etiquetas e canetas disponíveis, para os convidados identificarem os seus presentes, assim você não vai ficar na curiosidade de saber quem deu o que.

6. Brincadeiras:
Outro item muito discutido, ainda se fazem brincadeiras?
– Hoje já não é mais comum ter muitas brincadeiras, mas há mamães que gostam de uma bagunça. Se você fizer algo tenha bom senso, por mais que você goste tem convidados que não gostam. Então não force ninguém a participar. E se você se você não gosta, avise seus convidados antes do chá para que não role nenhum desconforto.
– Sugestões de brincadeiras simples:
* Quis do nome do bebê (caso você esteja em dúvida de qual escolher).
* Adivinhação da medida da barriga (As convidadas devem cortar um pedaço de barbante que corresponda ao tamanho que elas acreditam que tenha a circunferência da barriga da mamãe. Aquela que mais se aproximar ganha o jogo.
* Conselhos de Mãe (As convidadas escrevem pequenos conselhos, sem se identificar e a futura mamãe tem que adivinhar que deu o conselho).
* Adivinhe o sabor da papinha (com os olhos vendados as convidadas têm que adivinhar o sabor da papinha. A pessoa que acertar o sabor ou ingrediente ganha o desafio.
– Entregar um mimo para as convidadas que participarem ou “vencerem” nas brincadeiras é um gesto legal.
– Com relação a brincadeiras, pense nos convidados mirins também. Você pode alugar uma piscina de bolinha ou montar uma mesinha com papeis e lápis para colorir.

7. Decoração:
Depois de ajudar em alguns chás, eu cheguei à conclusão que definir um tema e/ou ao menos 3 cores, ajuda bastante. Pois existe uma infinidade de itens nas lojas de decoração, e as vezes queremos comprar tudo, ou ficamos com muita dúvida em qual levar.
– Faça um desenho (rascunho) no papel de como você imagina o chá, e anote tudo o que você precisa comprar, depois vá riscando da lista. Isso ajuda a você a economizar e não esquecer algo importante.
– Caso você opte por contratar uma decoração pronta, veja com bastante antecedência e confirme tudo uns dias antes do chá novamente, tenha também toda a negociação por escrito.
– Sugestões de temas:
* Bichos: ursinhos, patinhos, borboletas, safari baby, elefantinho, ovelhas, cachorrinhos, passarinhos, gatinhos, corujas.
* Temas diversos: náutico, rock, floresta encantada, bigodes, brinquedos, se for em junho festa junina, meios de transporte, itens de bebê: mamadeira, babador, bodys, carrinhos, cegonhas.
– Faça ao menos 3 orçamentos de cada item.
– Pense em algo para destacar o nome do seu bebê. Pode ser letras em 3D de papel ou madeira sobre a mesa, bandeirolas, doces.
– Não esqueça das flores. Sejam feitas de papel, de plástico ou naturais, as flores deixam o ambiente lindo.
– Balões também podem ser usados, mas tome cuidado para festa não ficar com ar muito infantil.
– Faça a decoração com papel, como cata-ventos, balões, flores, barquinhos, tsurus, tags.
– Faça um bolo de fraldas para o centro da mesa, ou um bolo legal de pasta americana com o tema do chá.
– Não acredite em tudo o que você achar na internet. Há muitos tutoriais lindos por aí, e que parecem muito fáceis de serem reproduzidos, mas as vezes não são. Então antes de sair por aí comprando materiais faça um de teste. E não deixe para faz isso de última hora, tenha sempre uma segunda opção.

Mac_ChadeBebe_nomesMAC_ChadeBebê_Bolo

8. Convite:
Depois de cumprir as 7 etapas acima você já está pronta para escolher os convites e colocar todas as informações sobre o evento.
– Se você optar para que os convites sejam entregues em mãos, lembre-se de entregá-los em tempo hábil para que os convidados se programem (1 mês ou pelo menos 20 dias antes do evento é o mais adequado).
– Uma opção bacana e bem prática é o convite virtual para ser enviado por e-mail.
– Se você não tem tudo defino ainda, é legal enviar um pré convite o “Save the Date”, para os convidados reservarem e se programarem para aquela data que você escolheu. Ele é bem informal, mas é legal já fazer nas cores ou tema do chá. Um evento no Facebook também pode ser utilizado.
– O convite deve conter: Nome do convidado ou convidados (se for somente a mulher ou para a família toda), data e horário, local (Endereço completo) e é claro o nome do seu bebê.
– Informações sobre presentes também são importantes, como sugestão de tamanho de fraldas ou lojas.

9. Fotos/ Recordações:
Esse dia tão especial deve ser muito bem registrado.
– Não esqueça de contratar um serviço de fotógrafo ou nomear alguém da sua família ou amiga para tirar as fotos. O fotógrafo pode utilizar a lista de convidados para ir “checando” e não deixar ninguém de fora.
– Antes dos convidados chegarem aproveite para fotografar a decoração, das comidinhas. Fotografe vários ângulos, não economize fotos para não se arrepender depois.
– Faça plaquinhas divertidas para seus convidados usarem na hora das fotos, seguem algumas sugestões:
Chá de bebê da XXXX
A próxima sou eu
A dinda mais linda
Vovó Coruja
Família babona
#ansiosos
Essa vai para o face
Princesinha chegando
Colo disponível
It’s a boy
Its a girl
É um menino!
É uma menina!
Vai ser linda com a Titia!
Vou encher de beijos!
#amomuito
– Crie uma #hashtag, e faça um cartaz ou arte em porta-retratos para informar aos seus convidados. Isso é bacana porque depois você pode ver a festa do ponto de vista deles. Sugestão de frase:
Compartilhe conosco as suas fotos. Use a #chádebebedoxxxx.
Vamos adorar ver o seu olhar deste evento tão especial. Use a #chádebebexxxx.
Keep calm and Instragram: #chádebebexxxx.
Tirou belas fotos? Compartilhe conosco por favor, na #chádebebexxxx.
– Você também pode decorar um caderninho para que os convidados possam deixar um recado para você e o para bebê. Nos EUA usam muito os wishcards e as wishtrees, que são cartões para os convidados preencherem com o que eles desejam para o bebê.

10. Lembrancinhas do Chá de Bebê:
Algumas pessoas acham desnecessárias então não fazem ou fazem coisas simples. Bom eu acho legal, é uma boa forma de agradecer e marcar o momento do chá.
– Na minha opinião deve ser algo útil, divertido ou comestível. Deve conter uma tag com o nome do bebê, a data, e uma mensagem de agradecimento.
– Você pode entregar em mãos aos convidados ou deixar em um aparador/ ou mesa separada, de preferência próximo a saída da festa. Faça uma arte em porta-retrato para identificar e com uma mensagem de agradecimento por terem participado do seu chá de bebê.

E o mais importante: Pense em Você!
– Você é a estrela da festa, então marque horário no salão. Escolha uma roupa bem bonita e um calçado confortável.
– Peça ajuda para alguma amiga ou alguém da sua família, ou contrate um garçom para servir as pessoas na durante a festa, você não terá tempo para esta tarefa.
– Tire um tempinho para descansar antes do chá de bebê. E divirta-se! Certamente esse será um dia muito especial, aproveite cada minuto.

Todas as fotos deste post são de chás que eu ajudei a organizar. Foram chás caseiros, mais que ficaram lindos, e sei que cada convidado sentiu o carinho com o que tudo foi preparado.

Fazer um chá de bebê não depende só de dinheiro, depende de tempo, organização e amor.

Normalmente eu faço os doces de copinhos e alguns canapés salgados. Os doces enrolados e outros quitutes, são encomendados dos seguintes fornecedores:
Danielle Taher (docinhos enrolados, o nosso preferido é o uva cristal).
– Os sanduíches da Pão Delícia.

Os itens da decoração nós fazemos com papeis da Grafitti, quem me ajuda com isso é a minha amiga Bianca Gonçalves (a marca dela está em planejamento ainda, logo conto tudo pra vocês).

As flores são da Esal Flores, e as mesas ou outros itens de decoração são da Luxxo Festas.

Eu criei um painel no Pinterest do blog, com muitas fotos para vocês se inspirarem além desse post, não deixe de ver.

Se gostou das dicas e utilizou alguma no seu chá, volte aqui para me contar. ☺

Deixe uma resposta