7 Dicas para incluir o Arroz Integral na sua dieta

Arroz Integral

Vamos conversar sobre ARROZ INTEGRAL?

O temido arroz integral, é um alimento muito nutritivo e tem quase o dobro de fibras do arroz branco. Além de favorecer ao bom funcionamento do nosso sistema digestivo, as fibras ajudam a diminuir a velocidade da absorção de glicose e lipídios pelo organismo, isso promove sensação de saciedade por mais tempo e ajuda a evitar o acúmulo de gordura abdominal. 

Confesso que não morro de amores por ele. Mas estou acostumando o meu paladar aos poucos. Estou tentando incluir esse tipo de arroz pelo menos nas refeições durante a semana.

Notei que muitas pessoas também têm dificuldade de trocar o arroz branco por arroz integral. Então vou dividir algumas dicas que tem me ajudado nesse ponto:

1. Lave bem o arroz
Se possível com água morna, e deixe de molho por pelo menos 15 minutos. Mas saiba que quanto mais tempo você deixar de molho, mais rápido ele irá cozinhar. Além de liberar mais toxinas ou anti-nutrientes.

2. Tempere muito bem
O arroz integral tende a ter gosto e cheio forte, então precisa de muito tempero para ficar bom. Não basta uns dentinhos de alho, como o arroz branco.
Aqui em casa eu refogo com bastante, alho, cebola e cenoura. Depois adiciono na água,  ervas, folhas de salsão e/ou alho poro e louro.

3. Esqueça o arroz soltinho
O arroz integral mais úmido e macio agradam mais o meu paladar. Veja se isso funciona para você.

4. Sirva com acompanhamento suculento
Eu consumo arroz integral com carnes em molho ou quando tem feijão. Se for só um frango sequinho, por exemplo, já não consigo comer bem. Os molhos e caldos mascaram um pouco o sabor do arroz, isso facilita para acostumar o paladar.

5. Faça risotos 
Parece estranho, mas é possível fazer risoto com arroz integral sim. Você só precisa cozinhar bem o arroz e incluir algum ingrediente para dar ligar e cremosidade, como requeijão ou biomassa, por exemplo.

6. Mude aos poucos
Essa dica vale para qualquer alimento que você não curte muito, mas sabe que precisa incluir na dieta. Não seja radical, comece fazendo arroz integral alternado com arroz branco. Depois passe a fazer o arroz integral durante a semana. E assim aos poucos você vai se acostumando com o sabor.

7. Não desista na primeira tentativa
Se mesmo com todas as dicas você fez o arroz e não gostou, tente o risoto. Ou se a sua família não gostou, mas você gostou, faça só para você. Esse arroz congela super bem, faça uma porção maior e congele pequenas quantidades.

Vamos a receita?

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: cerca de 30 minutos

Ingredientes:
1/2 xícara de arroz integral (uso o tipo agulhinha)
Azeite
3 dentes de alho
1 cebola média
2 folhas de louro
1/2 cenoura pequena
Talos e folhas de salsão e alho poro
2 a 3 xícaras de água filtrada
Sal a gosto

Modo de preparo:
1. Separe todos os ingredientes.
2. Lave bem o arroz com água morna e deixe de molho.
3. Coloque água para ferver e pique o alho, a cebola e cenoura.
4. Em uma panela pequena, mas de abas altas, refogue bem os temperos. Enquanto isso escorra a água do arroz.
5. Assim que a cebola murchar acrescente o arroz, cozinhe em fogo baixo por uns 2 minutos misturando bem para que todos os grãos sejam envolvidos com o tempero.
6. Adicione água quente (tenha cuidado para não se queimar), e o sal (eu usei meu tempero caseiro, que já ensinei aqui), prove e corrija se for necessário.
7. Deixe o arroz cozinhar com a tampa entre aberta até que fique macio (cerca de 30 minutos). Se necessário adicione mais água.

Você também pode cozinhar na panela de pressão. Depois que “levantar – chiar” pressão deixe cozinhar por 15 minutos. Deixe a pressão baixar e prove seu arroz, se for necessário adicione mais água e cozinha por mais tempo.

*** Outras dicas ***
– Para enriquecer ainda mais seu arroz, adicione quinoa e outros legumes, como abobrinha, brócolis, abóbora…

Se você tem mais alguma dica compartilhe conosco!

3 comentários

  1. O arroz integral é muito gostoso, e com essas receitas posso implementar em varios pratos. Obrigado.

    1. Karen says: Responder

      Olá, isso mesmo vc pode utilizar em outras receitas, como bolinho de arroz grelhado. Vou colocar aqui no blog uma receita de risoto com esse arroz, frango e legumes, muito gostoso.

    2. Karen says: Responder

      Olá, isso mesmo vc pode utilizar em outras receitas, como bolinho de arroz grelhado. Vou colocar aqui no blog uma receita de risoto com esse arroz, frango e legumes, muito gostoso.

Deixe uma resposta