Bolo Cítrico para comemorar 2 anos do Blog!

Bolo Cítrico

Uma data tão especial, e eu não poderia deixar passar em branco. O blog esta completando 2 anos 🙂 !
Confesso que ele anda meio de lado, mas prometo que teremos mais receitinhas frequentes por aqui 😉 .

Fiz um bolo simples, mas muito gostoso. O Bolo Cítrico leva suco de laranja e raspas de laranja e limão na massa. A massa fica super fofinha por conter iogurte e calda de limão dá um toque todo especial.

Esse Bolo Cítrico é perfeito para acompanhar uma xícara de café no inverno. Inclusive a melhor receita de café cremoso da internet toda, você encontra aqui 😉 .

No verão fica ótimo geladinho. Por ser um bolo do tipo chiffon (a base de óleo) continua fofinho mesmo refrigerado.

Fiz esse bolo várias vezes, então tenho muitas dicas pra ele ficar perfeito. Não deixe de ler a seção “Dicas” no fim do post.

Ingredientes para o Bolo:
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira
2 xícaras de farinha de trigo branca
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento químico em pó
Raspas de uma laranja e um limão (usei laranja Bahia e limão siciliano)
3 ovos (usei caipira)
1 copo de iogurte natural integral
½ xícara de óleo (usei de girassol)
1 xícara de suco de laranja
2 xícaras de açúcar (usei demerara)

Modo de Preparo do Bolo:
1. Separe todos os ingredientes.
2. Pré-aqueça o forno a 180Cº – 200ºC (temperatura média).
3. Prepare a assadeira: (usei uma redonda média) com um guardanapo de papel ou pincel unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Chacoalhe para cobrir fundo e laterais, vire a assadeira sobre a pia e bata no fundo para remover o excesso de trigo. Reserve.
4. Comece com os ingrediente secos. Em uma tigela grande peneire a farinha de trigo, o sal, o fermento e misture bem. Faça as raspas da laranja e do limão e misture. Reserve.
5. Prepare o suco de laranja e adicione no liquidificador com ovos, o iogurte, o óleo e o açúcar. Bata até tudo se misturar e então adicione aos secos misturando bem, mas sem bater a massa em demasia.
6. Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno por 40-50 minutos ou até o bolo crescer e dourar. Para conferir se o bolo está pronto faça o teste do palito*.
7. Com cuidado, retire o bolo do forno e deixe amornar antes de desenformar. Se for possível desenforme sobre uma gradinha.

Ingredientes para o Fondant (calda):
1 xícara de açúcar de confeiteiro ou impalpável peneirada
Suco de 1 limão peneirado

Modo de Preparo do Fondant (calda):
Peneire o açúcar em uma tigela média, e adicione o suco de limão ao açúcar aos poucos. Misture até formar um creme. Despeje sobre o bolo rapidamente, pois a calda seca.

*** Dicas ***
– Esse bolo precisa ser assado em forno bem quentinho, então não esqueça de ligar o forno antes de começar a preparação.
– Para essa receita prefira assadeiras retangulares ou redondas sem furo no centro e sem aro removível, para que a massa tenha uma superfície de contato maior com o forno.
– Por ser uma massa bem liquida, o bolo demora mais para assar que os bolos convencionais. Então não abra o forno antes de 35 minutos. Aqui em casa leva 50 minutos para ele ficar com topo douradinho e passar no teste do palito.
– Nossa xícara medidora é de 240ml e colheres de sopa e chá, 15ml e 5ml respectivamente.
– Sempre quebre os ovos um a um, em uma tigela pequena separadamente para verificar se estão bons antes de misturá-los a sua massa.
– Nós sugerimos na receita óleo de canola ou girassol, pois eles têm sabor neutro quando comparado a outros óleos como de soja ou de milho.
– O açúcar demerara pode ser substituído por açúcar refinado ou cristal.
– O bolo pode ser guardado em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 2 dias. Ou no refrigerador por até 4 dias.
– Se você não tem açúcar de confeiteiro em casa, é só bater o açúcar cristal ou refinado no liquidificador, até ele ficar mais fininho.
– *O teste do palito consiste em furar o bolo no centro, com um palito de dentes ou de churrasco. Se o palito sair limpo é sinal de que o bolo está assado e pode ser retirado do forno. Caso contrário, deixe o bolo no forno por mais alguns minutos até que asse completamente.

Esse bolo não precisa necessariamente de cobertura, ele já é delicioso por si só.
Mas se você não gostar de fondant, ele fica delicioso também com uma caldinha tipo geleia.
É só levar ao fogo baixo uma panela com 1 xícara de suco de laranja, 1 xícara de açúcar e ½ de água filtrada. Cozinhe até engrossar e despeje sobre o bolo a calda ainda quente.

Faça esse bolo é depois volte aqui pra me contar, ou poste uma foto nas redes sociais com a #bolocitricomuitoalemdacozinha e nos marque @muitoalemdacozinha.

Deixe uma resposta